Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores
Federais no Estado de São Paulo

 

Principal
Oficial de Justiça pode participar de enquete sobre proposta de isenção de IPI para o oficialato

Terça, 20/11

Oficial de Justiça pode participar de enquete 
sobre proposta de isenção de IPI para o oficialato 
 
A Câmara dos Deputados promove enquete sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 6952/2017, que altera a Lei nº 8.989/1995, modificada pela Lei nº 10.754/2003, para estender a isenção de imposto sobre produtos industrializados (IPI) aos veículos utilizados pelos Oficiais de Justiça durante o cumprimento de mandados.
 
Na justificativa, o autor da matéria, deputado Hissa Abrahão (PDT/AM), explica que “é fato público e notório que o Oficial de Justiça, para cumprir mandados, utiliza-se de veículo particular, automóvel próprio, porque o Poder Público, muitas vezes, não fornece o veículo”. 
 
De acordo com ele, os Oficiais de Justiça utilizam automóveis privados para o desempenho, atuação e função do Estado, tendo assim, uma ajuda de custo, um reembolso de despesa de combustível. “A escalada desenfreada do ajuizamento de ações sob o pálio da assistência judiciária gratuita e outras isenções de condução, associado aos custos de locomoção, tornou inócuo o mecanismo, urgindo, pois, que se crie meios eficazes de ressarcimento do servidor público”, afirma.
 
Para o parlamentar, cabe ao Poder Público fornecer todos os meios necessários ao cumprimento do serviço público a ser executado pelo Oficial de Justiça. “Desta forma, a isenção de IPI para a compra de veículo para uso em serviço poderá reduzir sensivelmente o problema. Quanto à renúncia fiscal, ela seria compensada pelo aumento da arrecadação proveniente da melhoria dos serviços de execução e penhora fiscais. Além disso, em alguns casos, quando se dá o uso de carro oficial para a execução de mandatos, haverá uma redução nas despesas públicas”.
 
O projeto está parado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara e aguarda a emissão de parecer do relator, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT/BA).
 
A Fenassojaf integra a campanha lançada pela Aojustra e conclama todos os Oficiais de Justiça e demais servidores do Poder Judiciário a participarem da enquete promovida pela Câmara dos Deputados e votarem a favor do Projeto de Lei que beneficiará Oficiais em todo o Brasil.
 
Clique aqui para participar da enquete.
 
Fonte: Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo com a Aojustra




Seja um associado

A Assojaf-SP representa exclusivamente os interesses e defende os direitos dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais ativos e inativos, bem como de seus pensionistas no âmbito do Estado de São Paulo. Leia mais

Boletim Informativo

A equipe da Assojaf-SP divulga para seus associados todas as informações relevantes na defesa dos direitos dos Oficiais de Justiça, por meio de seus Boletins Informativos.

ASSOJAF-SP

Telefone e WhatsApp:
(11) 9 3434-5181
E-mail:
caixa.postal.sede@gmail.com

Rua Barão de Itapetininga, 255 5º andar - São Paulo - SP